top of page

Mitologia Viking: O que um Homem pode aprender com Odin


A Origem de Odin

Entre as muitas divindades vikings que habitam Asgard, a fortaleza dos deuses, Odin desempenha o papel de chefe. Mas ele não é o Criador, nem o primeiro deus a existir. Para entender o lugar de Odin entre as divindades vikings, primeiro precisamos examinar brevemente a história nórdica da Criação.

Antes que a humanidade existisse e mesmo antes do céu, da terra ou do vento, existia um abismo escancarado conhecido como Ginnungagap. Em uma das extremidades do abismo irradiava fogo elemental e na outra extremidade soprava gelo elemental. O frio e o calor se encontraram na abertura e as gotas formaram um ogro de gelo chamado Ymir. Como o gelo continuou a derreter no abismo, emergiu uma vaca nomeada Audhumbla. Ela alimentava Ymir com seu leite e, por sua vez, era nutrida por salinas que se formavam no gelo. Enquanto Audhumbla lambia, ela descobriu Buri, o primeiro dos deuses nórdicos. Buri teve um filho chamado Bor, que com a gigante Bestla teve três filhos: Odin, junto com seus irmãos Vili e Ve. Os três irmãos mataram Ymir e construíram o mundo com seu cadáver. O sangue do ogro de gelo se tornou os mares e lagos, sua carne a terra e seus ossos as montanhas.

Depois de moldar o mundo, os três filhos de Bor também criaram os primeiros seres humanos, Ask (o homem) e Embla (a mulher). Odin teve a tarefa mais importante, imbuindo as primeiras pessoas com Espírito e Vida, enquanto Vili e Ve deram o poder de movimento e a capacidade de compreensão, bem como roupas e nomes. Por causa do papel de Odin na criação do universo nórdico, ele se tornou conhecido como o Doador da Vida.

Além desse mito de origem, é possível que a deidade se baseie em um homem real. Snorri Sturluson, um historiador islandês do século XIII, acreditava que Odin era um guerreiro famoso que levou seu povo de Tróia para a Escandinávia. Sua grandeza era tal que ele ascendeu ao status de um deus, e tornou-se adorado como um. Seu mito continuou a crescer, especialmente entre povos germânicos, e eventualmente usurpou Tyr como o deus principal, no mito, na prática religiosa e na adoração. Se isso é verdade ou não, nunca saberemos, mas de qualquer forma seu status mitológico foi estabelecido.

Quer seja como a apoteose de Odin surgiu, ele é tipicamente retratado como um ancião de cabelos brancos e barbudo, e muitas vezes se assemelha a Zeus ou ao Deus cristão em representações artísticas. A diferença notável? Odin tem apenas um olho (nós vamos falar dessa história com detalhes mais tarde), e é mais frequentemente flanqueado por uma variedade de criaturas, ou seja, seus corvos, lobos e seu cavalo de oito patas.

A outra companheira principal de Odin é sua esposa, uma deusa chamada Frigga. Não temos muitos mitos importantes sobre ela, mas por causa de seu status matriarcal, Frigga recebeu um dia da semana, que até hoje é conhecido como sexta-feira (Friday). Odin gerou muitas crianças, a mais importante das quais para os nossos propósitos são Thor e Baldur (discutiremos mais tarde nessa série sobre os nórdicos). Eventualmente, Odin é morto pelo grande lobo Fenrir durante Ragnarok (o apocalipse dos nórdicos e recriação subsequente).

Lições dos Mitos de Odin

Uma diferença fundamental entre a maioria dos sistemas religiosos monoteístas atuais e os politeístas de antigamente, é a natureza falha dos deuses do último. Os deuses nórdicos não eram 100% "bons" como o Jesus cristão ou Allah islâmico. Eles mais ou menos tinham certas características desejáveis, mas em muitos aspectos espelhavam os humanos que os adoravam em suas falhas e estranhezas. Odin não era exceção.

Ele é talvez o deus mais complexo em toda a mitologia. Ele é o Pai de Todos, mas também um pouco de um vagante mágico, um xamã. De fato, J.R.R. Tolkien imaginou o agora venerado Gandalf como sendo um "vagante Odinista" (entre muitas outras influências nórdicas em O Senhor dos Anéis). Então, quando você imaginar Odin, imagine muitas das qualidades de Gandalf: sábio, exigente, inspirador, feroz; mas também bastante misterioso e propenso a fazer coisas que não são facilmente explicadas.

Odin, como muitos outros deuses-chefes, exibe características que a cultura viking considerou mais importantes e dignas de ser imitadas. Vamos dar uma olhada nesses traços, os mitos por trás deles, e que os homens modernos podem aprender com o Pai de Todos Viking.

A Busca Implacável pela Sabedoria

Odin não é um deus onisciente; na verdade, sua característica principal é que ele está sempre procurando Sabedoria, mesmo a um grande custo pessoal, como veremos em seguida.

O mais famoso dos mitos de Odin é como ele perdeu o olho em busca de maior Conhecimento e Discernimento. A história conta que Odin visitou um certo poço - o Poço de Urd - porque ele sabia que suas águas continham o poder da Sabedoria. Quando Odin chegou, perguntou a Mimir, o ser sombrio e sábio que guardava as profundezas do poço, para beber. Mimir sabia o valor tremendo de tal presente, entretanto. Em vez de dar um gole das águas imediatamente, ele primeiro exigiu que Odin sacrificasse um olho. Seja dado facilmente ou depois de um agonizante debate interno que não sabemos, mas Odin arrancou fora um olho, e em troca Mimir permitiu que ele saciasse sua sede profunda. Odin viveu o resto de sua vida com um único olho, mas com muita Sabedoria.

Uma interpretação deste mito observa que Odin troca a visão do mundo (seu olho) pela visão interna (sabedoria). Enquanto ele não desistiu inteiramente de sua visão mundana, ele percebeu que em alguns casos, a Sabedoria e o Discernimento nos impulsionam mais para nossos objetivos do que o que está na superfície. A observação visual é certamente importante para estar consciente e presente, mas o que é mais importante é orientar-se do que você está vendo, o que não pode ser feito sem a ajuda do Conhecimento, da Previsão e da Sabedoria.

Outro conto famoso que mostra a implacável busca de conhecimento de Odin é a sua descoberta das runas. Em nossa compreensão moderna, as runas são simplesmente antigas formas de escrita, mas na era viking, elas eram muito mais do que isso, e guardavam os segredos da Sabedoria e do próprio significado da Vida. Vamos dar uma olhada rápida no conto:

No centro do universo nórdico está a grande árvore chamada Yggdrasil, que cresce a partir das profundezas abismais do Poço de Urd - o mesmo mencionado acima. (Asgard, a fortaleza dos deuses, fica estabelecida nos ramos superiores desta grande árvore, que é gigantesca.) Através de magia, três donzelas poderosas e astutas chamadas Nornes esculpem runas no tronco da árvore, que ditam o destino de todos os mundos nórdicos (há nove mundos - a maioria deles invisível para o olho humano - em que diferentes criaturas residem, Midgard é o reino dos seres humanos, enquanto Asgard, como acabei de citar acima, é a morada dos deuses). Como você pode imaginar, entender as runas seria bastante desejável. De Asgard, Odin podia ver a atividade das Nornes, mas não conseguia discernir as escritas misteriosas. Ele invejava esse conhecimento com veemência e decidiu assumir a tarefa de encontrar o significado das runas.

Sabendo que as runas só se revelavam àqueles que eram dignos, Odin enforcou-se na árvore, furou-se com uma lança, e negou qualquer sustento ou ajuda de outros deuses. Odin observou as runas com um foco intenso e, depois de oscilar na linha do equilíbrio entre a vida e a morte por nove dias e nove noites - e talvez até mesmo morrer um pouco - Odin enxergou seus segredos. Apesar de sua dor e exaustão, ele então soltou um grande e bestial grito. Depois disso, ele se tornou o grande deus que ele é conhecido como e exerceu uma série de poderes mágicos.

Em uma fonte para esta história, o Hávamál, Odin diz que ele foi "dado a Odin, dele mesmo para ele mesmo." Ele se sacrificou por causa de si mesmo. Parte dele tinha que morrer para que outra parte pudesse ganhar Sabedoria e Conhecimento. É análogo ao nosso conceito mais moderno que a criança é pai para o homem. Para progredir, pequenas partes de nós precisam morrer de vez em quando para permitir que novos brotos de Sabedoria cresçam em seu lugar.

A lição de ambos os contos é que ganhar Sabedoria muitas vezes vem com o sacrifício. Na nossa idade moderna, parece que as pessoas passaram a acreditar que se algo é difícil, ou sacrificial, não vale a pena fazer. Odin, e seus seguidores vikings, acreditaram no oposto. Se algo vale a pena ter, é absolutamente necessário sacrifício, e é sempre valeu a pena, não importa quão grande o custo.

Quando se trata de Sabedoria, espero que você não tenha que perder um olho, mas certamente você deve estar disposto a colocar tempo, energia, atenção e até mesmo dinheiro no altar de seu objetivo. Leia livros difíceis e densos, busque experiências desafiadoras que o empurrarão para fora da sua zona de conforto, engula seu orgulho - talvez o sacrifício mais difícil de todos - e vá em busca de encontrar um mentor. Considere os sacrifícios como investimentos em sua sabedoria ao longo prazo. Vai valer a pena.

Poesia, o Dom dos Deuses

Odin frequentemente falava em poemas e era creditado por dar a poesia à humanidade. Isso aconteceu quando ele roubou e consumiu o Hidromel da Poesia, o que sem surpresa exigiu um grande esforço e sacrifício. Além da poesia tal como pensamos hoje, este hidromel era verdadeiramente uma fonte de conhecimento e inspiração - chegou mesmo a ser apelidado de "o agitador da inspiração". Beber o hidromel não só deu conhecimento e palavras à mente, mas a capacidade para inspirar, persuadir e organizar essas palavras de forma significativa.

A história é bastante longa, então eu não posso dar todo o enredo, mas você vai ter a essência dele:

No panteão dos noruegueses, existem dois grupos de deuses, o Aesir e o Vanir. Os Aesir eram os deuses primários - Odin, Thor, Baldur, etc. Os Vanir, por outro lado, eram deuses secundários dos quais não temos muitos mitos. Normalmente, os dois grupos se davam bem, mas nem sempre. Durante uma conflito, selaram uma trégua cuspindo em um tanque. Seu cuspe formou então um ser chamado Kvasir, que se tornou outra criatura eminentemente sábia que vagava pela terra dando conselhos. Ele não só possuía sabedoria, mas oferecia conselho livremente aos que pediam.

Então uma vez Kvasir foi convidado para a casa de dois anões, Fjalar e Galar. Quando ele chegou, os anões o mataram e fizeram um hidromel com seu sangue. Este elixir continha dentro dele a habilidade de Kvasir de prover Sabedoria, assim como inspiração. Qualquer um que bebesse seria abençoado com esses dons.

Eventualmente, os anões se meteram em mais problemas e foram forçados a dar o hidromel a um gigante chamado Suttung, que o escondeu debaixo de uma montanha. Odin conhecia a localização do hidromel, mas não conseguia descobrir o acesso à montanha. Sabendo como Odin desejava Sabedoria e Conhecimento acima de tudo, ele sem surpresa colocou seu foco em fazer o que fosse necessário para encontrar e beber o hidromel.

O primeiro passo de Odin foi ir à fazenda de Baugi, que era irmão de Suttung. Disfarçou-se de fazendeiro, e despachou os nove serventes que já estavam lá (em um truque inteligente, ele fez todos se matar uns aos outros). Odin aproximou-se de Baugi e se ofereceu para fazer o trabalho desses nove homens, e em troca queria uma gole do hidromel. Baugi não tinha controle sobre o elixir, mas prometeu ajudar Odin a adquiri-lo se ele realmente pudesse concluir o trabalho

Odin assim o fez, e ele e Baugi partiram para encontrar Suttung, que lhes negou furiosamente o acesso ao hidromel. Assim, Odin e Baugi tentaram se aventurar no próprio coração da montanha. Depois que Baugi perfurou um buraco na rocha, Odin se transformou em uma serpente e rastejou até uma câmara interior. Uma vez dentro, ele mudou de forma mais uma vez em um jovem e foi recebido por uma jovem e bela donzela guardiã chamada Gunnlod. Como guardiã, ela podia conceder-lhe permissão de beber, então eles fecharam um acordo em que Odin receberia três goles depois de dormir com Gunnlod três noites. Odin obrigado, consumiu três tanques inteiros (em vez de três goles), e voou para Asgard na forma de uma águia, onde então regurgitou um pouco do hidromel para que ele pudesse distribuí-lo aos outros à vontade.

Odin previamente tinha Sabedoria e Conhecimento, mas agora acrescentou o dom de pronunciá-los em formas significativas e motivadoras.

É uma coisa maravilhosa ter Sabedoria e Conhecimento, mas se você não pode compartilhá-los aos outros, e inspirá-los a agir, você é impotente para afetar o mundo. A potência do poder da Sabedoria depende do cultivo do carisma e do domínio da retórica. Pense em um homem como Winston Churchill; Ele tinha Conhecimento de onde sua amada Inglaterra precisava ir para ganhar a guerra, mas sua eficácia como líder sustentou em sua capacidade de mudar e inspirar o coração de seus compatriotas através de suas transmissões de rádio e discursos parlamentares. A pura Sabedoria é como a eletricidade, e a retórica a conduta que canaliza essa corrente para o poder efetivo.

Conclusão: Odin, o Sopro da Vida

Enquanto Odin às vezes é visto como um deus de guerra, esse título pertence a Týr na mitologia nórdica. Odin muitas vezes não toma parte em batalhas e nós não temos muitos mitos de guerra sobre ele. Ele atua principalmente no fornecimento de Força e Vigor que os guerreiros precisam para vencer seus inimigos. Um escritor do ano 1080 escreve que Odin "concede ao homem força contra seus inimigos".

Há um velho poema nórdico da A Edda Poética que identifica Odin como "ond" - o Sopro da Vida. Ele forneceu aos primeiros seres humanos na mitologia nórdica - Ask e Embla - sua força animadora. É através de seus poderes mágicos e doação de espírito que a humanidade se esforça para melhorar a si mesma, para florescer e livrar a estagnação de sua existência.

Enquanto a comparação não é perfeita, parece que Odin para os nórdicos é o que Thumos foi para os gregos. Sabedoria, paixão e inspiração são seus domínios, e como vimos, ele sacrificou muito para atingir esses objetivos.

E Odin esperava que os humanos fizessem o mesmo. A cultura nórdica, como muitas antigas, não era uma democracia, mas uma meritocracia. Você teve que trabalhar para suas bênçãos de Odin; elas não eram apenas entregues livremente. Os homens tinham de literalmente e metaforicamente sangrar-se para atingir seus objetivos e transformar-se em guerreiros - o único tipo de homem que tinha o direito de acompanhar o Pai de Todos para Valhalla.

Como vimos repetidamente no Art of Manliness, características como paixão e vigor não são necessariamente inerentes dentro de nós. É através da ação e do trabalho que construímos essas propriedades e formamos as bases de quem somos. Siga o exemplo de Odin e persiga implacavelmente a Sabedoria, mesmo sacrificando tempo, energia, dinheiro, etc. para obtê-la. Estude não só por causa do Conhecimento, mas para ser capaz de transmitir esse Conhecimento para os outros; aprenda a interseção de informação e expressão. Deixe o grande, barbudo, caolho Chefe servir como um de seus conselheiros invisíveis; ele vai aconselhá-lo de maneiras talvez misteriosas, mas também sempre através de Inspiração Feroz e Sabedoria.

 

Outros textos na nossa série sobre Mitologia Viking:

2.410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page