top of page

Eu não me importo com os seus ancestrais


Meus ancestrais foram invadidos, escravizados, colonizados, subjugados, transformados em servos, enfrentaram a fome, sofreram sob a Peste Negra e forçados a guerras sem fim. Eu não me importo com o sofrimento de seus ancestrais. Por que não? Você não se importa com os dos meus. Meus ancestrais entraram em uma viagem incerta com esperanças em promessas vazias. Chegaram em um território estranho e iniciaram uma nova vida do zero, enfrentando diversas dificuldades e intempéries. E ainda assim você não se importa. A terra dos meus ancestrais está em constante invasão e ataques de forças internas e externas, sofrendo substituição populacional e transformando a população original em meras ferramentas de um grande maquinário produtivo e em uma massa homogênea disforme e incolor cujo único objetivo é a criação de um grande público consumidor. Você não se importa. Pior, às vezes até ri e acha correto o que está acontecendo. Não só isso, apoia e dá suporte a esse tipo de situação. "Justiça histórica", alguns dizem. Seus ancestrais invadiram, escravizaram, colonizaram, subjugaram, transformaram outros em servos, guerrearam e saquearam. Mas eu também não me importo. Seus ancestrais venceram em diversos momentos, perderam em tantos outros. Seus ancestrais estavam lutando pela sobrevivência e se você está vivo hoje, é a prova que eles de alguma forma venceram. Não me importo. Os meus também fizeram isso. Os meus venceram, perderam, lutaram, morreram. Por fim, sobreviveram. Estou vivo, essa é a prova de sua vitória. É por isso que não me importo. É por isso que seus ancestrais não se importavam com os meus e vice-versa. Eles se importavam em sobreviver e prover aos seus descendentes um futuro. Os erros dos meus ancestrais cabem apenas a mim e seus descendentes julgá-los. Nós somos o legado deles, portanto somos nossos próprios juízes. Não julgamos os seus ancestrais, porque temos os nossos para nos importarmos. Se você enfrenta alguma dificuldade hoje e acha que isso tem ligação com o passado, reclame com seus ancestrais. Se você tem privilégios, agradeça seus ancestrais. Você continuará não se importando com os meus e eu não me importarei com os seus. Porém, caso você tente de alguma forma julgar meus ancestrais, de alguma forma tentar lançar sombras de vergonha ao passado deles e condenar os seus descendentes, eu vou me importar. Se você tentar afetar o modo de vida, prejudicar a identidade e tentar destruir o que meus ancestrais construíram, eu vou me importar.

 

268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page