top of page

Anonymous Conservative: Seleção r/K - A Psicologia Evolutiva por trás da Política - Parte II


A meu ver, é inerentemente claro que esta divergência entre r/K é a origem da nossa divisão política. De fato, embora as propostas políticas dos conservadores sejam baseadas na premissa de que os recursos são inerentemente limitados e os indivíduos deveriam trabalhar e demonstrar mérito para adquiri-los, os esquerdistas defendem propostas de políticas que parecem basear-se na suposição de que há sempre mais do que recursos suficientes para permitir que todos vivam vidas de igual lazer. Para um esquerdista, qualquer escassez deve surgir claramente devido à cobiça pessoal de algum indivíduo e a algum mal que altera um estado natural de abundância perpétua.

Dentro da teoria da seleção r/K, todas as populações conterão alguns graus diferentes de psicologias de seleção r e K. À medida que um ambiente muda de um extremo para outro, uma população adotará uma psicologia mais de seleção r ou K, mas isso só durará enquanto as condições ambientais que produziram a mudança continuem. Sob condições de redução da mortalidade e abundante disponibilidade de recursos, estarão presentes psicologias selecionadas para r e K. Isso continuará até que os recursos se tornem limitados, e uma pressão competitiva, selecionada pelo K, se apodere, ou a predação comece a eliminar ambos os lados uniformemente, e os indivíduos selecionados pelo K, sendo reprodutores mais lentos, são relativamente reduzidos.

Curiosamente, a teoria r/K não apenas explica um meio pelo qual nossas ideologias políticas são adaptáveis a um ambiente específico. Muitos têm notado uma qualidade cada vez mais masculina para as mulheres em nossa cultura, bem como uma correspondente natureza efeminada para os nossos homens. Rush Limbaugh frequentemente se referirá a eles como as Feminazis e os Castrati (castrados). Na natureza, um modelo de criação de seleção-K envolve uma mãe feminina, que nutre a prole e os guia para longe do perigo, combinada com um macho mais masculino que enfrentará agressivamente os perigos, de modo a proteger sua família.

No entanto, quando uma população torna-se cada vez mais de seleção-r, a natureza do dimorfismo sexual e estes comportamentos de criação específicos de sexo vai mudar. Quando uma estratégia-r surgir, as fêmeas da espécie terão de se tornar cada vez mais agressivas e masculinas, uma vez que devido ao abandono paternal, elas devem fornecer e proteger sua prole sozinho. Uma vez que machos de seleção-r são exclusivamente preocupados com o acasalamento (antes de abandonar a sua companheira), e fugindo do conflito, tornam-se mais frágeis e mais covardes. O resultado final é que a estratégia-r tem, inerente nela, um modelo de fêmeas agressivas e masculinas que criam filhos sozinhos e homens fracos e efêmeros que se preocupam apenas com uma superficial e rápido acasalamento de companheiros e evitando conflitos.

Há evidências de que esse fenômeno, acidentalmente exagerado, pode ser responsável pela produção de homens tão afeminados que são, na verdade, homossexuais, e as mulheres são tão masculinas, que cruzam o limite para o lesbianismo. Não só os comportamentos de criação e as características sexuais mudam, mas os machos se tornam atraídos por características mais masculinas (que agora são exibidas pelas fêmeas mais adaptativas), e as fêmeas se tornam mais atraídas por características efeminadas (que agora são exibidas pelos machos mais adaptativos).

Alguns podem se perguntar por que teríamos evoluído ambas as psicologias, dentro de nossa espécie, em vez de tendência totalmente r ou K. Isso pode ocorrer por uma série de razões. Obviamente, um organismo que habita um ambiente onde os recursos surgem em disponibilidade e depois se torna escasso pode ver seus tipos-r crescerem em número durante tempos de abundância, apenas para morrer de volta uma vez que os recursos se tornam escassos. De fato, tal população pode eventualmente ver seus indivíduos se adaptarem a mudar sua estratégia com a disponibilidade de recursos. Ou, com o passar do tempo, os tipos-r podem desenvolver estratégias projetadas para esperar alguns membros persistirem em tempos de escassez, então eles podem explodir novamente quando os recursos se tornarem abundantes.

Mas nos seres humanos, o mecanismo era provavelmente um pouco mais complexo. Quando evoluímos pela primeira vez, uma adaptação crítica foi a perda de pelos do corpo. Permitiu que nos movêssemos no calor de um dia africano, quando todas as outra presas peludas precisavam descansar. Para adquirir carne, tudo o que precisávamos fazer era assustar um antílope em repouso, fazê-lo correr uma curta distância, que iria rapidamente colapsar pelo choque de calor, para que pudéssemos adquirir sua carne. Existem tribos na África que ainda caçam usando este método.

Isso nos permitiu explodir em números, mas como em todos os ecossistemas, acabamos descobrindo que não havia recursos suficientes para sustentar a população. Foi nessa época que nossa população se dividiu.

Neste ponto, a concorrência foi feroz. Um grupo adotou a psicologia de seleção-K, permaneceu firme, e lutou pelos recursos, na competição livre, baseada em mérito. Eles se formaram em grupos, lutaram por territórios e recursos e adotaram uma estratégia reprodutiva competitiva, selecionada por K. Eles se tornaram a tropa de tipo-K de nossa população, abraçando liberdade e autodeterminação, livre concorrência, monogamia, valores familiares fortes, lealdade ao grupo e castidade sexual na juventude.

À medida que as batalhas começaram a esquentar, outra tropa, mais covarde e fraca, fugiu. Aqueles que fugiram mais rápido e mais longe, encontraram-se em um território novo, inexplorado, com disponibilidade de recursos livres novamente. Aqueles entre eles que fizeram o melhor da perspectiva de Darwin, foram aqueles que adotaram a mais a estratégia de tipo-r de livre promiscuidade, monoparentalidade e idade precoce na primeira relação sexual. Eles não tinham necessidade de fidelidade ao grupo e, de fato, teriam adotado uma psicologia mais egoísta e covarde, para melhor dispersar seus genes e servir seus próprios interesses. Eles se tornaram a tropa do tipo-r de nossa população, e mesmo hoje, o gene que está associado ao esquerdismo é encontrado em grande número em populações migratórias, mesmo quando os psicólogos sociais observam que os esquerdistas obtêm uma alta pontuação na busca de novidades ou alimentos incomuns.

Com o passar do tempo, o Homo sapiens espalhou-se pelo mundo dessa maneira. Tipos-r fugiram quando o território anterior tornou-se de seleção-K e competitivo. Com o passar do tempo, essa pressão seletiva constante favorecendo a fuga gradualmente tornou o tipo-r mais propenso a fugir das competições e aderir a uma estratégia de acasalamento tipo-r, e menos capaz de compreender até mesmo porque os tipos-K iriam sempre preferir monogamia ou postura agressiva quando ameaçados; ou perceber de forma inata a necessidade de defesa em grupo.

Entre os espaços onde os tipos-r fugiram para e onde os tipos-K estavam lutando, havia provavelmente uma espécie de espectro geográfico. Em uma ponta estavam os tipos-r extremos na fronteira, e na outra estavam os tipos-K extremos, lutando com vizinhos. Mas no meio era uma área onde alguns tipos-r estavam misturando-se com alguns tipos-K. É provável que lá, essas duas estratégias estavam evoluindo traços psicológicos que lhes permitiriam persistir em uma população mista. Os tipos-K tentaram purgar a deslealdade, o egoísmo e a promiscuidade dos tipos-r, enquanto os tipos-r tentavam usar o engano, assim como a quebra de regras e a falta de lealdade, identificada por John Jost (ele mesmo um esquerdista), para ter vantagens.

Também é interessante notar, ainda hoje, à medida que os tipos-r ganham domínio em uma civilização, eles procuram prover o improdutivo e não competitivo com recursos gratuitos disponibilizados pelo ambiente de seleção-r. Assim como na natureza, à medida que isso continua, a tropa tipo-r cresce na população, até que todo o ecossistema financeiro colapsa, o governo dissolve e a civilização se torna impiedosamente competitiva. Como na natureza, a disponibilidade gratuita de recursos não pode durar para sempre.

Para ser claro, os indivíduos são complexos. Assim como é difícil caracterizar a estratégia reprodutiva de um único organismo individual na natureza, é difícil caracterizar a estratégia política de um único ser humano. No entanto, assim como o mundo da mecânica quântica produz o caos de sua incerteza com a ordem e a formalidade da física newtoniana quando visto de uma distância, quando damos afastamos o zoom da nossa sociedade, encontraremos duas ideologias primárias dentro dela. Assim como na natureza, essas duas ideologias correspondem exatamente às duas psicologias da psicologia do tipo r e K.

Antes de encerrar, gostaria de observar que a principal condição ambiental que favorece uma estratégia-r é a disponibilidade de recursos livres. Muitas vezes a estratégia-r é retratada como uma adaptação defensiva projetada unicamente para superar a mortalidade de predação, ou outras formas de severidade ambiental, através de taxas de reprodução aumentadas. A estratégia-r, no entanto, é tanto uma adaptação ofensiva projetada para explorar a disponibilidade de recursos livres, como também a ausência de seleção natural competitiva para a sobrevivência e reprodução.

Isso pode ser visto mais claramente no mundo da microbiologia. Lá, micróbios complexos e altamente adaptados são frequentemente extraídos de um ambiente severo e altamente seletivo e transferidos para um ambiente não seletivo de condições ideais e disponibilidade de recursos livres (como uma placa de Petri de meio nutritivo alojado em uma incubadora). Lá, eles inicialmente crescem lentamente, enquanto cada célula-mãe cuidadosamente produz colônias cheio de células-filha altamente adaptadas.

No entanto, algumas células-mãe cometem erros e produzem filhos menos complexos, que se reproduzem mais rapidamente, à medida que dedicam menos energia às complexas adaptações de suas células-mãe. À medida que o tempo passa, um indivíduo altamente evoluído pode perder rapidamente suas adaptações e se transformar em uma estirpe de células mais simples e menos complexas que reproduzem colônias surpreendentemente rápido em ágar. Ao longo do tempo, se for dada apenas a disponibilidade de recursos livres, as células de linhagem mais simples e inferiores dominarão numericamente quaisquer adversários que mantenham sua complexidade e adaptação. Nesse ambiente, devido à ausência de seleções competitivas que favoreçam a aptidão ou a complexidade, a única determinação da sobrevivência torna-se pura vantagem numérica. Como resultado, é este padrão que o organismo irá evoluir para, e cada vez mais vai surgir um organismo menos complexo, menos evoluído e dedicado exclusivamente ao acasalamento e reprodução. A disponibilidade de recursos livres, e uma ausência de pressão de seleção competitiva, por si só, é tudo o que é necessário para alimentar um rápido crescimento no grupo de estratégia-r dentro de uma população.

Para finalizar, é impossível negar que cada aspecto da ideologia política gira em torno das mesmas questões fundamentais de comportamento que a teoria da seleção r/K propõe. Embora o desenvolvimento de competição de grupo por nossa espécie moldou ainda mais esses impulsos, este é o fundamento evolutivo da ideologia. Foi onde a ideologia política começou. Por essa razão, nenhum indivíduo pode jamais entender completamente a ideologia política ou as forças que a motivam, sem uma compreensão da Teoria da Seleção r/K.

 


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page